sábado, março 20, 2010

The Police

A nossa Policia.
Eu pessoalmente gosto da nossa policia. Acho que ha pontos a melhorar obviamente, mas no geral ate nem estao muito mal, pelo menos com as condiçoes que lhes sao impostas poucos fariam melhor. A luz de eventos recentes, em que foi morto um jovem em lisboa e os adeptos do sporting e do A. Madrid levaram na boca, o que se pode dizer... Nada... Pelo menos nada contra a Policia que no meu entender fez o seu trabalho. No primeiro caso e facil confundir as coisas e por momentos criticar a acçao da Psp, mas tentem colocar se no lugar deles por um instante. A familia e os amigos do jovem aleguam que o rapaz era como que um anjo... Ate poderia ser, nao o conhecia, mas isso nao lhe dava o direito de tentar fugir a policia. Quem sabe os motivos que o levaram a fazer isso ? Nao se sabe e provavelmente nunca se sabera e tao pouco os agentes que o perseguiram sabiam. Nao chegou a acontecer, mas e se no meio da sua fuga o jovem tivesse morto pessoas inocentes, a culpa seria da psp tambem ? Porque decidiu perseguir uma pessoa que nao respeitou as suas ordens ?
Claro que nao. Todas as nossas acçoes trazem consequencias, todos nos sabemos disso ou deveriamos saber. Custuma-se dizer, quem vai a guerra da e leva. Ora parece me obvio que nao respeitar um agente da autoridade nao pode ter um final feliz.
No caso dos adeptos de futebol ate acho que a policia reage com violencia a menos. Da muita conversa antes de começar a bater. Com aqueles animais e neste caso refiro-me aqueles individuos que se deslocam aos estadios apenas com o intuiuto de fazer merda, nao ha nem pode haver conversa tem que ser logo a pancada. Se tivessem mais medo da policia pensavam 2 vezes antes de fazer merda. E isso aplica-se tambem a todas as outras situaçoes. Em alguns paises (nos US por exemplo) a policia quando aborda quem quer que seja fa-lo sempre com uma das maos pronta a sacar da arma o que nao quer dizer que nao sejam capazes de ser cordiais ou resolver conflictos pacificamente, mas intimida e provavelmente dissuade a maior parte das pessoas a inventar fazer o que quer que seja. Pois ca as coisas nao se passam assim mas deviam, e deviam começar pelos proprios agentes a terem mais treino e melhores equipamentos como eles proprios reclamam.
Por outro lado, o sindicato da Psp alega que o jovem foi morto devido a falta de treino do agente com a arma em questao. Acho que foi uma desculpa infeliz que arranjaram, e de qualquer maneira ate penso que nao deveriam ter que justificar coisa nenhuma, mas esta foi a pior que arranjaram porque estao a admitir que a culpa foi do agente. Nao gostava de estar na pele daquele agente que agora vai ser julgado e mesmo antes disso ja esta a sofrer as consequencias de ter feito o seu trabalho. Mas na realidade isso afecta todos os agentes que cada vez mais devem sentir medo de utilizar a sua arma e o acto que deveria ser instintivo ( com o acumular de anos de treino) passa a ter que ser um acto de extrema ponderaçao e isso vai sem duvida trazer consequencias para todos nos cidadaos. Sei que os agentes da psp sao obrigados a andar com a sua arma de serviço 24h por dia arriscando-se a sançoes graves se nao o fizerem. A coisa fica ainda mais grave, entao sao obrigados a andar com aquilo atras 24h por dia e cada vez sao mais penalizados pelo seu uso ? Isso nao faz sentido ! Parece-me entao que isto se esta a tornar perfeito para os criminosos, porque se por um lado tomam consciencia da renitencia da parte dos agentes da autoridade em usar as suas armas dando-lhes uma margem de manobra maior, por outro lado os agentes da psp temem que ao faze-lo podem estar a por em causa a sua carreira e a sua familia e decidem simplesmente desistir (pois eu ca fazia mesmo) e depois e natural que achemos que os agentes nao estao para se chatiar muito. Ha aqui no meu entender uma reversao nestes papeis, quem deveria ter medo deveriam ser os criminosos e nao a Policia. Duh ! Acho isto basico, serei o unico ?
A policia nao tem que nos agradar, nem a nos nem a niguem. Tem e que fazer o seu trabalho bem feito e se para isso tiver que bater, nagoar ou mesmo matar alguem...olha paciencia e o preço a pagar pela segurança de todos nos. Segurança essa que parece estar cada vez mais ameaçada em todos os sentidos.

2 comentários:

Pedro Emanuel disse...

MAi nadaaaaaaaa

apleman disse...

Este teu post fez me lembrar isto...


Giant steps are what you take
Walking on the moon
I hope my legs don't break
Walking on the moon
We could walk for ever
Walking on the moon
We could live together
Walking on, walking on the moon

Walking back from your house
Walking on the moon
Walking back from your house
Walking on the moon
Feet they hardly touch the ground
Walking on the moon
My feet don't hardly make no sound
Walking on, walking on the moon

Some may say
I'm wishing my days away, no way
And if it's the price I pay, some say
Tomorrow's another day, you'll stay
I may as well play

Giant steps are what you take
Walking on the moon
I hope my legs don't break
Walking on the moon
We could walk for ever
Walking on the moon
We could be together
Walking on, walking on the moon

Some may say
I'm wishing my days away no way
And if it's the price I pay, some say
Tomorrow's another day, you'll stay
I may as well play