quarta-feira, janeiro 17, 2007

Sobre a teoria do filho do demónio...

Eu pura e simplesmente penso que se Deus ou o Diabo existem e se eles são responsáveis pelo que acontece, isso acontece por razões que nunca na vida iremos compreender e que portanto é um total desperdício de tempo pensar sequer nisso. Por outro lado acho que a versão Nietzscheziana dessa questão é também um ponto de vista muito forte: "Deus está morto". Isto basicamente significa que "Nós somos os nossos próprios deuses" e que é a nós próprios que devemos idolatrar porque somos nós os responsáveis pelas nossas acções e mais ninguém. A titulo de exemplo pessoal individual, a operação não correu bem graças a Deus ou, para os mais indecisos, a Deus, mas sim graças ao cirurgião que não desperdiçou 20 anos da sua vida a estudar para ser Deus a fazer o trabalho dele. Por outro lado digam-me: não é tãaaao mais fácil acreditar que aquela pessoa de quem gostávamos e que morreu nos está a ver e que vamos ter com ela? Não é tãaaaao mais fácil acreditar que no fim vamos ser julgados e que as pessoas desonestas e más vão ser culpadas? Não é tãaaaao mais fácil ler um livro e acreditar em tudo o que lá está mesmo tendo sido escrito por homens tão corruptos como hoje? As pessoas são seres vivos que nascem, vivem e morrem. Os gregos chamavam-lhe a tragédia. Eu chamo-lhe a vida. Se há um Deus? Sinceramente não sei. Depois digo-vos "lá de cima"... ou "lá de baixo", depois de Satan ler isto...


4 comentários:

Anónimo disse...

So tenho um desejo a pedir.
Quando morreres e decidires revelar se existe um Deus ou não e se tiveres de escolher alguém para o fazer, tenta não escolher a Alexandra Solnado. Não é por mal, é só que invalidará a situação. Tenta escolher alguém tipo o 1º ministro do Canadá ou o Paulo Bento que leva tudo na tranquilidade.

NunoSioux disse...

O maior erro do Homem, foi a criação de Deus!

NunoSioux disse...

Podia.mos ter inventado algo melhor! Tipo coca-cola frutos do mar, vá!!!

Anónimo disse...

Olha....
Coca-Cola frutos do mar parece-me uma boa ideia!!!
Tá patenteada já?
Não podemos usar o nome Coca-Cola, mas podia muito bem ser a Titanic-cola frutos do mar. ah e titanic-cola deve-se ler "Taitânic-cola" - pronuncia em anglais faz favor.
Grande ideia sim Sr.
Frutos do mar... nem deve ficar nada mal.