segunda-feira, março 29, 2010

Dead Man Walking


O mercado musical está moribundo, e a década 00 quase nos obriga a aceitar este alerta lançado pela industria e revistas especialistas da arte musical. 
O ser ou não uma arte, é uma das maiores causas desta depressão, hoje os artistas nascem de uma forma plástica e quase gratuita. A musica parece produzida com adubo e farinha de engorda, a única finalidade de cada single e disco nos dias de hoje, parece ser o rápido consumo, uma espécie de "fast-music" para engorda.
Talvez por isto, as rádios tendem hoje a acompanhar esta vertiginosa queda qualitativa, repetindo dia após dia, ano após ano, a mesma receita vulgar e tão pouco apetecível. Em tempos a radio deixou-me água na boca, obrigando-me a procurar mais e melhor, agora deixa-me o amargo da banalidade e do pop quase pimba.
Para tentar contrariar esta linha de pensamento deixo como sugestão algo que me soa a novo e fresco no contexto musical. 
De seu nome Editors, trazem consigo sonoridades que fazem lembrar velhas receitas, uma voz que me soa a Depeche Mode e uma construção musical a fazer lembrar Interpol, U2 e Joy Division (As últimas 3 segundo a Wikipédia). Mas ainda assim me parece tão refrescante como The Killers.







Do 3º Álbum de estúdio da Banda
In This Light And On This Evening [2009]

A escutar:
Bonobo -Black Sands
Broken Bells - Broken Bells 
These New Puritans - Hidden

Abraço

4 comentários:

NunoSioux disse...

E já agora, conseguem dizer-me a quantos pontos está o Sporting do Glórias sem recorrer a calculadora?

ahahahahahhaahhaahahahahahahahahahah

apleman disse...

Em primeiro ainda esta época vais engolir essa boca do sporting...

Centralizando me no post... Puto bom post sim senhor finalmente não escreveste nada daquelas merdas altamente depressivas que me faz pensar em saltar da ponte cada vez que leio, mas (there always a "but"), não concordo minimante com o que escreveste, na minha opinião a nossa geração começa a sofrer da ja conhecida doença que tem por seu nome "no nosso tempo é que era bom", pah não podes dizer que agora a musica é plastica e que é feita apenas com o intuito de vender, porque isso sempre existiu em todas as epocas, meu nos anos oitenta tens bandas como;
Berlin;
Bonnie Tyller;
Samanta Fox;
Culture Club;
Village People;
Nos anos noventa que para mim foram foi a melhor epoca a nivel musical tens;
whigfield;
2unlimetd
Four non Blonds;
Aqua;
Spice Girls;
Take That;
....

Agora diz me isto não era musica plastica não era feito apenas para consumo rapido??
Na decada Zero tens grandes bandas como Coldplay, Zero 7, Muse, Florence + the Machine, Kaiser Chiefs, Artick Monkeys, isto falando internacionalmente porque a nivel nacional acho que nunca estivemos tão bem como estamos neste momento, com nomes como Tiago Bettencourt, Manel da Cruz, Deolinda, Buraka Som Sistema (num gosto mas reconheço-lhes o valor), e muitos outros...

Dizes também que os editors são boa banda porque te fazem lembrar, Joy division, U2, Depeche Mode... Sabes o que tenho a dizer sobre isso?? Não vao longe são apenas uma banda que fazem lembrar outros do passado as grandes bandas inovam e criam o seu proprio estilo, Diz me quem te fazem lembrar os U2? quem te fazem lembrar os pearl jam?

Em relação aos the killers não percebo a vossa paixão por essa banda é que nao percebo mesmo mas pronto gostos são gostos e não se discutem apenas se lamentam...

Pah em relação à radio ja te disse varias vezes deixa de ouvir a comercial e a rfm e ouve mais a 3 vais ver que vais deixar de ter essa ideia...

Ps: Claro que a Musica é Arte...

Bem e com este piqueno comment me vou...

Pedro Emanuel disse...

Bom post, boa música.

tenho de concordar um pouco com os dois.

por um lado acho que sim, a música ou o conteúdo musical têm tido a tendência para ficar cada vez mais plásticos, muito devido á television ( i have a vison, i have a vison). é certo que isso já se verificava noutras décadas e que nós estamos agora com a "doença" do nosso tempo é que era bom, e aqui não estou de acordo com o Ricardo. Acho que o nosso tempo é agora e não os 90's, é agora que temos maturidade suficiente para saber ler, ouvir e apreciar uma boa música. Nos 90's nós eramos ainda uns putos em busca de conhecimento e identificação pessoal e por isso ouviamos toda a merda, tu gostavas dos 4 non blondes e tenho quase a certeza que lergaste uma lagrima quando disseram k a gaja tinha morrido, aqui o nuno ouvia sepultura e credofile, eu adorava offspring, megadeth entre outros, mas também ouvia os classicos das pistas de carro de choque como todas as crianças da nossa idade (grande XL Garcia).

os 90's foram a melhor colheita para o Ricardo... eu prefiro e hei-de preferir para sempre os eternos 80's, sou um eterno romântico, ah, e Ricardo, é "Sra." Bonnie Tyler para ti.

na década 00, francamente sou dos primeiros a dizer que há muito que não ouço música que me arrebata, mas tenho de colocar Coldplay como banda (e que banda) da década mas há mais e muito mais, olha como o Raicard diz Portugal nunca esteve tão bem e mesmo a nível internacional existe GRANDE qualidade tens é de procurar mais, tens mais trabalho... existe muito mas muito mais oferta e a maioria é merda, mas tens tanto por onde te virar. sinceramente começo a achar que a década 00 até tá melhor que os 90's, Glasvegas, Amy Winehouse, Bloc PArty, KIngs of Leon a adicionar aos que o Raicard já mencionou e espero n ter repetido nenhum que so li o comentário dele uma vez e muitos muitos mais.




ps: 23 pontos que o Esportge se encontra do maior e melhor clube do mundo a 6 jornadas do fim com tendência a que a distancia aumente ainda mais, se isto fosse formula 1 era o mesmo que levarem 2 ou 3 voltas de avanço

JMEXIA disse...

Epa se querem oubir voa musca e por na renascensa pah...
jbs