sexta-feira, dezembro 15, 2006

c2 = a2 + b2


Se “c” designar a hipotenusa, “a” e “b” os catetos e assumindo que "2" significa ao quadrado, vemos o mais famoso teorema matemático.

Teorema de Pitágoras

Pitágoras, como todo homem culto na antiga Grécia, era rabacholas. Outra coisa não seria de esperar. Comprovam-no o caso de Platão e Sócrates, também filósofos e também rabacholas. Estou mesmo a imagina-los: “- Ai Sósó adoro a tua túnica, é que só faz sobressair esses teus caracóis doirados. – Ó Platinho para que me deixas doida”. Aliás, quem mais se poderia sair com uma frase como: “Só sei que nada sei.”. Um rabacholas pois então. Provavelmente, Sócrates disse-o enquanto jovem e indeciso em relação aos níveis de rabacholice no seu sangue. “Só sei que nada sei”, levado á letra na Grécia antiga quer dizer precisamente que: sabe (tem conhecimento) que não sabe se quer ser rabacholas.
Mas não é de Sócrates que vos quero falar, o meu alvo é outro rabacholas não tão popular, Pitágoras.
É sabido que Pitágoras “viveu” numa era pré-Sócrates, ou seja, se Sócrates é o pai da filosofia, Pitágoras é a mãe. Aliás, o nome “filósofo” foi Pitágoras que criou. Quero com isto dizer, que foi em Pitágoras que muito provavelmente começou a rabacholice do mundo, e ainda por cima não existem provas concretas se ele existiu de facto. Todo o trabalho que se conhece dele vem de Filolaus de Crotona que se dizia ser seu discípulo. Reparem bem – “Filolaus”, “Filo”Laus, não vos lembra nada? Pois.
Moral da história, Pitágoras deu (supostamente) início a três coisas:
O teorema (que muito sinceramente não entendo em que é que me vai ajudar na vida activa, apesar de reconhecer a sua importância a nível de geometria).
A Filosofia (admito a sua importância assim como a sua controvérsia)
E a rabacholice do mundo (que embora não tenha nada contra, causa-me sempre um pouco de confusão).

Aviso a todos os rabacholas do mundo: a vossa escolha começou com uma possível farsa na história. Como se sentem ao saber que foram enganados desde o ano 570 a.C.?

Nota: não quero com este texto ofender de forma alguma os rabacholas que o leiam, imagino que sejam mais sensíveis que um heterossexual em relação a estas coisas, e, por isso deixo desde já um pedido de desculpas a todos aqueles que vier a ofender. Pois espero um comportamento semelhante se o contrário acontecer e um rabacholas decidir brincar com a integridade de Zézé Camarinha (esse grande intelecto para os heteros).

1 comentário:

NunoSioux disse...

Ao Rubro admito que so agora o li e esta fantastico!!!!